A Simbologia de um ano novo

O novo traz sempre consigo um mistério. Novidades que encantam alguns e trazem medo para outros. O fato é que ninguém escapa do novo. Desde que você esteja vivo, haverão  365 novas oportunidades para você. E mais, dentro destas 365 oportunidades, diversas variaveis e sub-oportunidades que podem melhorar ou não sua vida. Os resultados só dependem de você e suas atitudes. Se abra para o novo. Encare ele de frente! A festa de ano novo pode até ser dos tempos pagãos, onde servia para idolatrar o Deus Jano, mas você não precisa valorizar tanto suas duas faces, que são passado e futuro. Valorize mais o futuro e recorde o passado com amor! Não sabe quem é Jano? Calma, eu vou explicar!



Jano, ou em latim JANUS, foi o Deus romano das mudanças e transições. Segundo a literatura mitologica, " Jano tem poder sobre todos os começos(...)" e "Em poder de Jano estão os inícios". Jano está ligado a portas de entrada e saída. É isso que a sua face dupla busca representar, o passado e o futuro.

A data foi estipulada pelo líder romano Júlio César, que fixou a data como o " dia do ano novo" em 46a.c, mesmo dia em que os romanos, politeístas à época, dedicavam esse dia a Jano. Uma curiosidade, inclusive, do mês de Janeiro, é que o mesmo carrega esse nome também em uma homenagem a Janos. Janos - > JANeiro.

Hoje, a data já disseminada pelo longo do tempo passa "batido" o significado real de tal data, que era o culto a Jano. Poderíamos inclusive, dizer que isto ficou no passado. Pois 80% da população mundial cultua o 1º de janeiro como o início de um novo ano, mas nem sabe quem foi Janos ou que tal data remete a ele e o significado deste Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Previsões p/ 2019 segundo as cartas - Libra

Previsões p/ 2019 segundo as cartas - Sagitário

Previsões p/ 2019 segundo as cartas - Capricornio